Tiradentes
Roteiros Ecológicos

Bosque da Mãe D’Água: Seguindo por trás do Chafariz de São José, pode-se realizar uma caminhada curta e apreciar o aqueduto de pedras e a beleza exuberante da Mata Atlântica.

Beco da Matriz: Localiza-se atrás da Matriz de Santo Antônio, no Beco da Matriz, foi o primeiro local a abastecer de água potável a localidade.

Cachoeira da Cruz do Carteiro: Seguindo pelo bairro do Cascalho e Sítio do Ipê, em uma caminhada de aproximadamente três horas e meia, passando por uma calçada do século XVIII, que antigamente ligava a cidade de Tiradentes ao Arraial da Laje, chega-se ao alto da Serra de São José. No caminho você passará diante de uma cruz onde foi morto um carteiro que trazia mensagem importante para a vila. Diz a lenda que quem passar por este caminho deverá jogar uma pedra ao pé da cruz. Logo em frente deparamos com algumas pequenas piscinas naturais. Este é um passeio para quem quer entrar em harmonia com a natureza.

Mangue: No final da Rua Frei Veloso, no Bairro do Pacu, entra-se em uma trilha à direita. Trata-se de uma caminhada com cerca de trinta minutos e chega-se a um vale entre o morro de Santa Luzia e a Serra de São José, onde podemos encontrar várias piscinas naturais com suas águas cristalinas e grande beleza cênica.

Cachoeira do Bom Despacho: Localizada às margens da Estrada Antiga que liga a cidade de Tiradentes à Santa Cruz de Minas, esta por sua vez recebe um elevado número de banhistas devido a sua localização. O percurso de carro dura cinco minutos.

Balneário de Águas Santas: Pode-se seguir a pé pelo mesmo caminho do Mangue caminhando mais uns trinta minutos por uma calçada do século XVIII, transpondo a Serra de São José ou de carro pela BR 383 sentido Belo Horizonte. Lá, pode-se desfrutar de uma boa piscina abastecida com água mineral. O balneário possui toda uma infra-estrutura com restaurante, bar, banheiros, quadras e um lago.

Gruta da Casa de Pedra: Encontra-se na Br-265, entre São João del-Rei e Tiradentes, na margem esquerda do Rio das Mortes. Sua formação calcária proporciona o aparecimento de estalactites e estalagmites. As visitas à gruta são monitoradas e têm a duração de aproximadamente 40 minutos. A gruta possui também cinco vias de rapel.