Tiradentes
Calendário de eventos

Janeiro

Mostra de Cinema - segunda quinzena: evento voltado para cinéfilos e apreciadores da 7ª arte. Oferece sessões gratuitas em tendas e telões montados nas praças da cidade, além de oficinas para quem quer aprimorar ou até mesmo começar obter conhecimentos sobre as diversas facetas do cinema. A Mostra de Cinema está no calendário oficial de eventos da cidade

Aniversário da cidade: dia 19 a cidade te espera para comemorar mais um ano de história. A prefeirtua organiza todos os anos as celebrações que animam a cidade.

Fevereiro

Carnaval: muita folia, confete e serpentina. O carnaval de Tiradentes se destaca pela apresentação de bandas e de blocos tradicionais como Domésticas,  Beatões da Santíssima, Roma foi Pouco, entre outros. A diversão dos foliões é garantida e ninguém consegue ficar parado ao som das bandinhas, pois é durante o carnaval que esses blocos da cidade revivem os antigos carnavais da época das marchinhas.

Março

Semana Santa - festa móvel: o evento religioso preserva tradições centenárias. Os passos espalhados pela cidade são abertos somente nessa época do ano, e servem para representar o calvário vivido por Jesus Cristo. As procissões passam pelas ruas e vielas da cidade comovendo quem as acompanha.

Abril

Semana da Inconfidência: em abril, a cidade celebra e relembra um dos mais importantes acontecimentos da história do país. O personagem mais ilustre desse acontecimento – Tiradentes – é homenageado nessa data.

Maio

Dia do trabalhador: tenha um merecido descanso nas calmas e encantadoras ruas de Tiradentes.

Dia das mães: um dia especial em que todas as mães têm direito a passar com a família em um lugar também especial.

Festa de São Francisco de Paula: a tradicional comemoração religiosa conta com procissão e festa com queima de fogos de artifício.

Junho

Jubileu da Santíssima Trindade: a festa religiosa acontece em Junho – às vezes em maio -, e mostra que Tiradentes ainda preserva muitas tradições católicas, com missas, novenas e procissões.

Corpus Christi: mais uma bonita tradição religiosa. Procissões e celebrações especiais nas igrajas e capelas da cidade.

Festa de Santo Antônio: o padroeiro da cidade merece uma festa, sempre em grande estilo.

Festival de Motos Clássicas - último fim de semana do mês: o Tiradentes Bike Fest atrai motociclistas de todo o país que se reúnem na cidade para mostrar suas particularidades e atitudes típicas da tribo. O evento que contava no início em 1992 com pouco mais de 200 motociclistas, hoje traz para Tiradentes mais de 3.000 apaixonados pela vida em cima de uma moto.

Julho

Inverno Cultural - segunda quinzena: música, arte e teatro são apenas algumas das atrações desse festival que visa mostrar a pluralidade cultural da região. O evento é promovido pela Universidade Federal de São João Del Rei e acontece sempre no mês de Julho.

Agosto

Festival Internacional de Gastronomia - segunda quinzena: para os apreciadores da culinária-arte, essa é uma ótima opção. Os temperos, cheiros e sabores invadem a cidade e proporcionam ao visitante uma deliciosa experiência de unir história e culinária em um belíssimo cenário que é a cidade de Tiradentes. Os chefs que estão espalhados nos diversos restaurantes da cidade fazem uma química entre temperos o que resulta em pratos inigualáveis.

Setembro

Independência do Brasil: o dia em que o País se tornou livre é lembrando com muito respeito e tradição. Mas o feriado cívico é sempre uma ótima oportunidade para escapar da rotina, aproveitar o tempo livre e viajar.

Feira de Artesanato: nessa feira que acontece em setembro, é possível conferir o talento de artesãos da cidade e região.

Nossa Senhora das Mercês: na capela em homenagem à Santa 24 é um dia especial. Missas especiais, novenas e procissão envolvem a tradição.

Outubro

12 de Outubro: é o dia de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil, e também o dia das crianças. Um dos melhores feriados para viagens, programe a sua em Tiradentes.

Novembro

Finados: dia de memórias e saudades. As igrejas e capelas da cidade realizam missas e homenagens especiais.

Proclamação da República: no dia 15 o Brasil celebra mais uma conquista de seu povo. A data é homenageada com feriado e celebrações cívicas.

Dezembro

Natal: uma data muito especial que significa reunião de família e amigos e celebração da vida. Mude sua rotina e enfeite seu natal com o brilho de Tiradentes.

Réveillon: Celebrar o ano novo na encantadora Tiradentes é uma ótima escolha. A cidade-cenário se une aos fogos de artifício e proporciona maravilhosos momentos aos que a escolhem como destino para a virada de ano.